sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que dizem Anna e Patrick, do blog Pausa para um Café

RESENHA DUPLA : Por Linhas Tortas de Cynthia França


  POR LINHAS TORTAS


SINOPSE NO SKOOB:

Por Linhas Tortas conta uma história de amor e de superação. A história da mulher que compreendeu a importância de assumir a sua individualidade e as rédeas do seu destino. Tímida e introspectiva, Ester conhece cedo o amor da sua vida e acredita que, com ele, será feliz para sempre. Até que a vida a surpreende com um fato inesperado, e ela percebe que não pode vagar pelo mundo como uma sombra, à mercê das adversidades que nos espreitam em todos os lugares. Decidida a mudar, ela dá uma guinada em sua vida e se lança em uma jornada, sinuosa e ao mesmo tempo delicada, em busca de si mesma. 

Resenha do Ph:

Há algum tempo eu já não encontrava uma história, que me fizesse ter aquela fome insaciável por mais e mais capítulos. A busca ávida e desenfreada pelo fim, pela revelação, pelo êxtase da curiosidade saciada. Recebi então este livro para resenhar e comecei a ler. Quando tirei os olhos do monitor pela primeira vez, notei que já havia chegado a página 79. Devorei o livro. 
 A história se desenrola de uma maneira tão sucinta e simples que a leitura é extremamente agradável. A vida, os amores, as batalhas de Ester, narradas por ela mesma cativam o leitor do inicio ao fim da leitura.  A narrativa nos torna parte confidente da vida de Ester e a cada acontecimento, ficamos mais íntimos e solícitos ao sofrimento e as alegrias que a personagem encontra pelo caminho. Sofremos, torcemos, sentimos a angustia compartilhada em cada palavra, em cada citação. Mas acima de tudo nos identificamos. Talvez por isso, o livro seja bom como é. Pois excarna o âmago de muitos corações que passam, ou passaram por situações, tal qual Ester. 
 Acompanhar a trajetória de vida e ansiar cada vez mais pela conclusão triunfante do amor quase que utópico que ela guarda em seu coração instiga o leitor a seguir em frente, buscando por respostas, realizações, felicidade. Assim como Ester busca em toda sua vida apesar dos revés que sofre. Uma lição única sobre o amor e a felicidade. Aprendemos junto com ela sobre a importância de perseverar e lutar com unhas, dentes e lágrimas todas as batalhas. Ganhas ou não.  A viver intensamente, cada detalhe, cada momento, cada emoção. Pois não é o tempo e sim a intensidade, que nos faz guardar na memória a situação vivida. 
 Fui surpreendido pela narrativa, pela forma como foi construída. E gostei. Fiquei ainda mais surpreso por ser cativado por uma história da qual não sou alvo primário, visto que mostra o universo feminino e todo o sentimentalismo nativo delas. O que não é empecilho nenhum para qualquer homem fazer a leitura. Na verdade, é até um aprendizado. E  por ser um gênero que eu raramente encaro, que dificilmente me causa essa sede de leitura que não tinha há algum tempo. Leitura recomendadíssima. Agradável, bem construída acima de tudo emocionante.


Ps: Sabe como são as minhas resenhas. Escrevo o que sinto e não o que querem ler. Então não está aquela coisa formal e complexa de praxe. :D

Resenha da Anna:
 
Superar as expectativas do leitor deve ser um objetivo de cada autor, e com Por Linhas Tortas eu me senti completamente satisfeita. Passei a devorar o livro, e com uma leitura fácil e tranquila ler por linhas tortas não se tornou só mais uma leitura mais sim... um aprendizado.
Ester, nossa protagonista passa por tantas dificuldades que nos apegamos a ela. E julgo a dizer que queria me aproximar mais de Ester durante a leitura, eu realmente fiquei preocupada com a personagem, com as dificuldades que ela ia encontrando no meio do caminho e queria que tudo se resolvesse a ela. De tal forma que se não lesse a página seguinte me sentia como se também tivesse abandonando a advogada.
O que mais gostei no livro foi a autora ter colocado Ester como uma apaixonada por literatura, para nós que amamos ler até nos identificamos com ela.
Aprendi com Ester a superar perdas, a ser mãe, ser mulher, a amar mais um personagem de um livro e principalmente a dar nomes a cachorros.
Com uma protagonista forte, uma história que nos prende, Por Linhas Tortas apesar de não ser meu gênero preferido de leitura, me cativou em cada página.
Recomendo para todas as mulheres que algum momento de sua vida precisaram aprender com a perda. 

Ester veio ao mundo para nos ensinar que conseguimos e que sempre conseguimos.

 A Nota do Por Linhas tortas é 5/5
 
 
http://www.pausaparaumcafe.com.br/2012/02/resenha-dupla-por-linhas-tortas-de.html?spref=fb

Autora: Cynthia França
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 9788576795384
Ano: 2011
Páginas: 328

Nenhum comentário:

Postar um comentário